sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Visa Week (?)

O visto foi o seguinte...
Tudo começou com o DS-2019. Um documento oficial com informações sobre nós e sobre a universidade, apenas com o DS-2019 em mãos é possível pagar a taxa SEVIS.

Recebemos então a copia deste, e então fui pagar as taxas absurdamente caras MRV (US$160,00), recomendado pagar por boleto, e a SEVIS fee (U$$180,00), pagável apenas por credit card, tudo porque o processo de pagamento por ordem de pagamento é tão complicado que você vai desistir de fazer.

Após pagar essas taxas, o BSWB mandou uma pequena pesquisa para agendar o visto (normalmente a gente mesmo agenda depois de pagar a MRV) para aquelas pessoas especiais que participariam dos Visa Days (7 e 8 de agosto).

Em seguida o e-mail chegado foi da confirmação da entrevista, então esperamos pelo dia da tensão.
Meu Visa Day aconteceu no dia 7 de agosto em Recife, e começou assim: Às 7:15AM, tinha que estar no CASV com o DS-160, e o Passaporte pra fazer o cadastro biométrico, que é apenas pegar as digitais e tirar a foto. Depois pediram para irmos ao Consulado Americano à 1PM. Chegando ao consulado, havia uma fila ENOOOOORME, que por coincidênciam, ou não, o final da fila se chamava KANSAS STATE UNIVERSITY. Sim! Os 5 últimos da fila simplesmente eram da minha universidade. Hahaha! Eu já os conhecia da internet, mas nem tínhamos combinado nada, simplesmente chegamos “atrasados” (no papel dizia pra chegar com no máximo 15 minutos de antecedência, eu cheguei com 5 minutos de antecedência, então tecnicamente estava no horário, rs).

O procedimento foi pegar o DS-2019 original, assinar, e entregar de novo junto com o Passaporte, e o recibo da taxa SEVIS. Eles deram uma ficha depois disso, e fomos para umas cadeiras esperar chamar pra entrevista.

Não entendi bem, mas quando me deram o passaporte novamente, tinha uma ficha dentro dele escrito PREGNANT (grávida)! O ruim é que não entrei pra fila preferêncial por causa disso (brinks!). Quando enfim chamaram a ficha 258, fui pra uma outra filinha bem menor dentro da casinha do consulado, e depois de tanta tensão e espera... Eis que caí com uma Officer gente boa. Ela perguntou se falava inglês, até falei que sabia um pouco e podia tentar, mas ela foi legal (ou não, porque eu queria treinar! mimimi), e começou a perguntar em português mesmo.

No final ela disse “Your visa has been approved”, só que em português! kkkkkk (eu queria ter ouvido isso, tsc!)

Sabe, fiquei nervoso de mais, mas um passarinho azul me contou que a entrevista só acontece pra seguir o script, porque na verdade todos nós (Ciências Sem Fronteiras) já havíamos passado por uma avaliação antes (não me pergunte como foi, eu não sei), ou seja, quem estava ali, passou.

Bom, já que deu tudo certo, fui passear.




 Só fiquei triste porque já havia ouvido histórias em que visa days tinham pizza pra galera, e o meu não teve :/
Bom, valeu galera! Qualquer dúvida, critica ou sugestão, é só comentar!

Beijos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário