quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Comunicação e Teste de Proficiência

Oi gente, tudo bem com vocês ?
Hoje vou tentar falar um pouco sobre como todos tem se virado por aqui com o inglês. Vamos lá.

Antes de vir pra cá, eu fiz 3 anos de inglês, mas confesso que minha base veio do MMORPG Tibia. Não sou fluente, mas consigo me virar bem.

Até agora meu inglês não me deixou na mão aqui, de uma forma ou de outra eu consegui dizer o que queria, e quando não entendi, pedi pra que me explicassem tranquilamente.

Percebi que os nossos dois maiores inimigos ao praticar outra lingua são o vocabulário e o nervosismo. Pra falar, o vocabulário pode até ser restrito dando varias voltas pra falar o que se quer, mas na hora de ouvir, se você não souber o que as palavras significam não funciona. No caso do nervosismo, quando você começa a falar com alguém que te deixa nervoso pra falar, você vai se ver errando coisas bestas como inverter o verbo e o pronome na pergunta, coisas que você sabe como se fala, mas acaba errando e dois segundos depois percebe que errou.

A galera internacional que eu conheci até hoje tem se mostrado bem gente boa, e sempre que preciso de alguma ajudinha eu pergunto e eles respondem, ou repetem, ou tentam explicar de uma outra forma...

As duas nacionalidades que tem me dado trabalho pra entender aqui são os britanicos e os orientais (japas e chineses). Ah! Os Chineses dominam aqui, tipo do Brasil são 50, da China são 800!

E aí Filipe, o que achou do seu inglês essa semana aí ?

Bem, essa primeira semana já senti uma bela diferença no inglês. As coisas me parecem mais claras, mas confesso que por andar com brasileiros muito tempo aqui, ao iniciar um dialogo em inglês eu levo um tempo pra mudar a chave pra English Mode (ON). Risos.

Técnicamente, eu diria que o ouvido acostuma. Mas ainda é díficil prestar atenção na conversa alheia (sim, eu tentei! hahahah), americanos falando com americanos tem que treinar muito o ouvido ainda.

Acredito que praticando bastante, quatro meses são mais do que suficientes pra ficar bem. A única barreira ainda é andar muito com brasileiros, agora que estou fazendo outras amizades talvez isso fique mais fácil.

Proficiency Test

Então, fizemos um novo teste de proficiência semelhante ao TOEFL iTP, mas esse tinha redação (essay). Fiz o teste numa boa, e pra minha surpresa fui melhor do que eu imaginava! Caí no nível 5 de 6 níveis. Sendo que o sexto nível é pra galera que faz Part Time English, ou seja, metade dos créditos no curso de inglês e a outra metade em cursos da universidade.

Quando fui fazer minha matricula no English Language Program, levei meus resultados e a Brandy (que me ajudou a fazer a matricula), disse que eu poderia pegar uma matéria da UNIVERSIDADE! O/
A questão foi que eu fui muito bem no reading, fechei a prova nessa parte, aí não precisei pegar essa classe, e se eu não colocasse outro curso no lugar ia ficar com poucos créditos, ou seja, fora do status de full-time student, que é obrigação do programa. 

Não tive muita opção pra essa classe da universidade, a moça da matricula disse que era bom eu pegar Geografia, porque era uma classe fácil e não corria risco de perder, então eu fiz isso, me matriculei em Geografia ! HAUSEHSAUEHIAUHE, Agora me diz o que tem a ver com Eng. Mecânica ?

Por hoje é só. Aceito sugestões de temas mais especificos pra falar aqui. 

Fiquem com Deus, e até a próxima!

2 comentários:

  1. Olá, Felipe! Parabéns! Começou bem a escrita do seu diário... Depois escreve pra gente sobre a rotina de um brasileiro por aí pra se virar longe de casa. E olhe que sei (de longe) da sua maturidade e, nesse momento, penso em meus dois filhos... sou perseguidora de uma educação para a autonomia. Boa Sorte, meu querido!!! Aproveita bem!
    Abraços!
    Conceição Pimentel - Como diz seu pai "uma sua tia em nome das nossas histórias", torcendo por vc...

    ResponderExcluir
  2. (tibia ahsuasuhasuh) minha amada falou do vídeo que vc fez e tal... e disse q vc teve dificuldade no inglês e que sabia de jogos mmorpg hasuauhs primeira coisa que falei foi aprendeu no tibia asuhuhasuhas

    ResponderExcluir